Cidades.

Publicação: Domingo, 05/06/2016 às 20:47:20     Atualização: 05/06/2016 às 20:51:48
A+A-

Segundo dia de provas do Vestibular da UnB ocorre com tranquilidade

Avaliações foram aplicadas em Minas Gerais, Goiás e no Distrito Federal. Primeira chamada será divulgada em 11 de julho

Mais de 20 mil candidatos compareceram para realizar as provas do vestibular da UnB neste final de semana, buscando uma chance de ingressar na Instituição. A seleção registrou índices baixos de abstenção: apenas 6,5% no sábado e 8,65% no domingo. A maior concorrência foi para o curso de Medicina, com 126,89 candidatos por vaga, seguido por Direito (16,40) e Psicologia (13,92).

No DF, o vestibular foi aplicado no Plano Piloto, Brazlândia, Ceilândia, Gama, Planaltina, Sobradinho e Taguatinga. Também foram aplicadas provas em Formosa (GO), Goiânia (GO), Valparaíso (GO) e Uberlândia (MG). No total, foram 25 locais.

No primeiro dia, os candidatos resolveram questões de Língua Estrangeira, Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Geografia e História, Artes (Cênicas, Visuais e Música), Filosofia e Sociologia. O sábado também foi o dia da prova de redação em Língua Portuguesa. Neste ano, os participantes deveriam redigir um texto expositivo-argumentativo sobre o tema “Guerras: derrota para a humanidade”. Já no domingo, houve questões de Biologia, Física, Química e Matemática para serem respondidas. Em ambos os dias, as avaliações tiveram 5 horas de duração.

Essa é a primeira edição do Vestibular com a distribuição de vagas garantindo 50% para aqueles que estudaram em escolas públicas, segundo o Decano de Ensino de Graduação, Mauro Rabelo. Com isso, a Universidade conclui a transição para se adequar à Lei nº 12.711/2012. “Isso tem sido instigante para a UnB, pois percebemos uma grande diversidade de candidatos”, comemora ele.

Em 2016, a UnB também introduziu uma novidade no processo seletivo: o Sistema Informatizado de Seleção para os Cursos de Graduação (SISUnB). Com ele, os participantes fazem uma pré-opção pelo sistema/campus/curso/turno que desejam concorrer e, após a correção das provas, eles terão um novo prazo para a alteração da escolha inicial, se assim desejarem. O Decano reafirma a confiança da Universidade nesse novo procedimento: “Isso trará uma movimentação diferente para a dinâmica de ocupação de vagas e que será avaliado posteriormente, mas acreditamos que fizemos uma mudança muito proveitosa, para os estudantes e para a UnB”, pontua.

VAGAS

Nesse ano, a Instituição abriu 4.212 oportunidades de ingresso em 98 cursos de graduação, distribuídos pelos quatro campi da UnB: Darcy Ribeiro (Plano Piloto), Ceilândia, Gama e Planaltina. Os resultados finais de itens tipo D e da prova de redação serão divulgados na data provável de 7 de julho e, a partir daí, será aberta a consulta individual de desempenho do candidato. Entre 8 e 9 de julho, os participantes poderão alterar a pré-opção de campus/curso/turno, se desejar. Na data provável de 11 de julho, será divulgada a primeira chamada do Vestibular, no site da seleção, em www.cespe.unb.br/vestibular, e nos campi da UnB.

Fonte: Da redação do Jornal de Brasília, com informações do Cespe

O que você achou desta matéria?
Seus votos ajudam a aperfeiçoar este site.
PUBLICIDADE

Mais lidas.

    PUBLICIDADE
    PUBLICIDADE

    Serviços.

    Assinatura

    Tenha seu jornal sempre na mão

    Confira nossa Edição Digital

    Classificados

    Encontre o que você procura

    Empregos

    Temos um trabalho para você

    Hoje temos vagas disponíveis